sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Zanin toma posse no STF e assume processos importantes para o governo Lula

 

Cristiano Zanin (ministro do STF) e Lula (presidente da República)

O advogado Cristiano Zanin assumirá, nesta quinta-feira (3), como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e herdará a relatoria de 520 ações que estavam sob a responsabilidade de Ricardo Lewandowski, seu antecessor. Esses processos são principalmente relacionados a assuntos como Direito Administrativo e Público e englobam temas de grande interesse para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quando Lewandowski deixou o STF em abril, possuía o menor número de processos no Tribunal, ficando atrás apenas da presidente da Corte, Rosa Weber, que, por estar na presidência, já possui um acervo reduzido de ações, totalizando 64. O gabinete do ministro aposentado sempre foi conhecido por ter um número relativamente baixo de demandas em andamento. Entretanto, com a chegada de Zanin, o volume de casos sob sua relatoria deve aumentar significativamente.

__________________________________________________________________________________________________________________________

Informe publicitário

Quer aprender mais sobre ciência política?

Saiba mais clicando aqui.

__________________________________________________________________________________________________________________________


Devido ao sistema de distribuição das ações ter sido mantido apenas entre os dez ministros desde a aposentadoria de Lewandowski, ocorrerá uma “compensação” assim que o novo integrante da Corte assumir. O algoritmo do STF enviará intencionalmente mais processos para o magistrado recém-empossado. Dentre os processos que serão repassados a Zanin, estão a Ação Direta de Inconstitucionalidade 7331, que questiona um dispositivo da Lei das Estatais, e a Ação Declaratória de Constitucionalidade 84, protocolada por Lula, que busca garantir um decreto presidencial de seu governo.

Zanin também comandará a relatoria da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 756, que questiona decisões do governo de Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia, e de outras ações, como uma outra que questiona o programa de Recuperação Fiscal (Refis). Importante ressaltar que, até o momento, Zanin não deve assumir processos relativos à operação Lava-Jato, que poderiam gerar situações de suspeição por sua atuação como advogado.

A posse de Cristiano Zanin como ministro da Suprema Corte deve representar um novo capítulo na história do Tribunal, e a expectativa é de que sua atuação e decisões tenham impactos relevantes em questões administrativas e políticas do país. Seu primeiro teste de fogo será a ação que pede a descriminalização da maconha, o que deve ocorrer ainda neste mês de agosto.

Leia mais em Conexão Política


Precisando de crédito para adquirir um imóvel, carro ou outro bem? Entre em contato comigo através do WhatsApp (11) 97765-6734 ou clique no link aqui.


Para ficar bem-informado, se inscreva em nossos grupos: Telegram WhatsApp. 



Ajude o jornalismo independente: 

 

- Seja um apoiador: https://apoia.se/onenoticias


- Contribua através do PIX: contato.onenoticias@gmail.com


Livros para você:

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com respeito!