Roberto Campos Neto (presidente do Banco Central) |
O Brasil encontra-se em uma situação delicada em relação a taxa básica de juros (Selic) praticada no país. Com o alto patamar em que se encontra a Selic, os empresários encontram dificuldades para tomarem crédito e alavancarem os seus negócios e, também, as pessoas que desejam consumir enfrentam dificuldades na aquisição de crédito, isso causa um desaquecimento da economia.
Na quarta-feira (03), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve pela sexta vez seguida a taxa básica de juros da economia estável em 13,75% ao ano.
O governo federal atribui toda a culpa do fracasso da economia no Brasil aos altos juros, porém quem é realmente o culpado por esse resultado ruim e pelos juros continuarem altos?
__________________________________________________________________________________________________________________________
Informe publicitário
Quer aprender mais sobre ciência política?
Saiba mais clicando aqui.
__________________________________________________________________________________________________________________________"O presidente Lula criticou o Banco Central por manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%. Eu aprendi muito com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e repito aqui o que li agora na análise sobre esse assunto. Ela diz que sim, o juro está alto para combater a inflação, mas o problema não é do Banco Central; o problema é o governo. O governo está sinalizando liberação de gastos, com essa história de não seguir o teto; vai gastar mais e acha que a solução não é conter a despesa, mas cobrar mais do contribuinte, arrecadar mais impostos. Essa é a questão, e quem corrige isso? Está nas mãos do Congresso, que irá votar o arcabouço do governo, e não do Banco Central. A taxa básica de juros é alta, eles reconhecem que a taxa é alta, prejudica os negócios da indústria, mas que isso não é causa, é consequência. A causa é o governo e suas políticas, que estão passando agora pelas mãos de deputados e senadores. Perfeita a análise da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul."
A verdade é que o governo Lula procura desesperadamente a quem culpar pela sua própria incompetência. Até agora o maior alvo dos ataques de Lula e sua turma é o ex-presidente Bolsonaro, porém vai chegar a hora que atribuir a culpa de tudo o que está errado ao governo anterior não vai convencer mais. Por isso, buscou-se urgentemente um novo bode expiatório, o presidente do Banco Central (BC) Roberto Campos Neto, atribuindo-lhe a culpa pelos juros altos.
Entretanto, o principal objetivo do BC é manter a inflação sob controle, o que é de suma importância para a estabilidade econômica do país. Um governo que gasta demais impõe ao Banco Central - que é independente - mantar a taxa de juros alta combatendo assim a inflação.
Resumindo, os juros altos são uma consequência da combinação de uma política monetária que visa manter a inflação controlada com as consequências de um governo gastador, como são tradicionalmente os governos de esquerda.
O governo Lula é gastador e o responsável pelos juros altos e não o Banco Central.
Precisando de crédito para adquirir um imóvel, carro ou outro bem? Entre em contato comigo através do WhatsApp (11) 97765-6734 ou clique no link aqui.
Ajude o jornalismo independente:
- Seja um apoiador: https://apoia.se/onenoticias
- Contribua através do PIX: contato.onenoticias@gmail.com
Livros para você:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário com respeito!