segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço de Trump

 

Plantação de café

As exportações brasileiras de café especial para os Estados Unidos registraram forte retração em agosto, após a entrada em vigor da tarifa de 50% imposta pelo governo norte-americano de Donald Trump sobre o produto. Segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), com base em dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o país embarcou 21.679 sacas de 60 quilos para o mercado norte-americano, queda de 79,5% em relação ao mesmo mês de 2024 e de 69,6% frente a julho deste ano.

Assine o One Notícias Premium por apenas R$ 4,99 por mês e ajude a manter o jornalismo independente, clique aqui

Apesar de os EUA seguirem como maior destino do café especial brasileiro no acumulado de 2025, o recuo levou o país a ocupar apenas a sexta posição no ranking mensal. Em agosto, os principais compradores foram Holanda (62.004 sacas), Alemanha (50.463), Bélgica (46.931), Itália (39.905) e Suécia (29.313).

Livro: Mito ou verdade: Jair Messias Bolsonaro, por Flávio Bolsonaro

Exportadores brasileiros avaliam que o aumento tarifário compromete a competitividade do produto no mercado norte-americano e pode incentivar a busca de novos destinos, enquanto aguardam possíveis negociações comerciais que aliviem o impacto sobre o setor.

Para ficar bem-informado, se inscreva em nossos grupos: Telegram WhatsApp.

Apoie o jornalismo independente, para saber quem somos clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com respeito!