![]() |
| Plantação de café |
As exportações brasileiras de café especial para os Estados Unidos registraram forte retração em agosto, após a entrada em vigor da tarifa de 50% imposta pelo governo norte-americano de Donald Trump sobre o produto. Segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), com base em dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o país embarcou 21.679 sacas de 60 quilos para o mercado norte-americano, queda de 79,5% em relação ao mesmo mês de 2024 e de 69,6% frente a julho deste ano.
Assine o One Notícias Premium por apenas R$ 4,99 por mês e ajude a manter o jornalismo independente, clique aqui
Apesar de os EUA seguirem como maior destino do café especial brasileiro no acumulado de 2025, o recuo levou o país a ocupar apenas a sexta posição no ranking mensal. Em agosto, os principais compradores foram Holanda (62.004 sacas), Alemanha (50.463), Bélgica (46.931), Itália (39.905) e Suécia (29.313).
Livro: Mito ou verdade: Jair Messias Bolsonaro, por Flávio Bolsonaro
Exportadores brasileiros avaliam que o aumento tarifário compromete a competitividade do produto no mercado norte-americano e pode incentivar a busca de novos destinos, enquanto aguardam possíveis negociações comerciais que aliviem o impacto sobre o setor.
Apoie o jornalismo independente, para saber quem somos clique aqui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário com respeito!