quarta-feira, 15 de março de 2023

Lula proíbe ministros de anunciarem ações sem consultar antes a Casa Civil

 

Lula (presidente da República) / Rui Costa (ministro da Casa Civil)


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) proibiu os ministros de anunciarem qualquer novo projeto ou ação sem consultar antes a Casa Civil, comandada por Rui Costa. O puxão de orelha foi dado no começo de uma reunião ministerial na manhã desta terça (14), que discutiu ações nas áreas social e econômica.

A ordem veio após um começo de ano em que ministros sugeriram medidas que não tinham sido acertadas, e que geraram um mal estar nos primeiros dias de governo. Para Lula, as ações devem ser “de governo”, e não “de ministro”.

É importante que nenhum ministro, nenhuma ministra anuncie publicamente qualquer política pública sem ter sido acordado com a Casa Civil, que é quem consegue fazer com que a proposta seja do governo. Nós não queremos propostas de ministros. Todas as propostas de ministros deverão ser transformadas em propostas de governo, e só será transformada em proposta de governo quando todo mundo souber o que vai ser decidido”, disse Lula.

De acordo com ele, essa “consulta” é necessária para que a “genialidade” do ministro tenha viabilidade com os ministérios da Fazenda e do Planejamento para ser anunciado “publicamente como se fosse uma coisa do governo que esteja de acordo com os outros ministros”.

Lula prometeu citar alguns dos casos durante a reunião que seria realizada na sequência. O encontro, no entanto, foi a portas fechadas sem transmissão. Participaram da reunião pela manhã os ministros Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente), Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação), Margareth Menezes (Cultura), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Carlos Lupi (Previdência Social), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Nísia Trindade (Saúde), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Ana Moser (Esporte), Cida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Comunicação Social).


Precisando de crédito para adquirir um imóvel, carro ou outro bem? Ou de um empréstimo para pagar dívidas? Entre em contato comigo através do WhatsApp (11) 97765-6734 ou clique no link aqui.




Para ficar bem-informado, se inscreva em nossos grupos: Telegram WhatsApp. 



Ajude o jornalismo independente: 

 

- Seja um apoiador: https://apoia.se/onenoticias


- Contribua através do PIX: contato.onenoticias@gmail.com


Livros para você:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com respeito!