segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Anemia por deficiência de ferro: entenda diagnóstico de Bolsonaro

 

Jair Bolsonaro (na saída do hospital)

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado com anemia por deficiência de ferro, também chamada de anemia ferropriva, de acordo com boletim médico divulgado no domingo (14). A condição é caracterizada pela produção insuficiente de glóbulos vermelhos saudáveis, responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.

Assine o One Notícias Premium por apenas R$ 4,99 por mês e ajude a manter o jornalismo independente, clique aqui

A anemia ferropriva pode causar sintomas como cansaço, fraqueza, falta de ar, tontura, palidez, dor de cabeça e unhas quebradiças. Em alguns casos, pacientes apresentam inchaço ou dor na língua, mãos e pés frios, diminuição do apetite e até desejos por substâncias não nutritivas, como gelo ou terra.

Livro: Mito ou verdade: Jair Messias Bolsonaro, por Flávio Bolsonaro

Segundo o Manual MSD, a deficiência de ferro é uma das causas mais comuns de anemia, podendo ser provocada por perda de sangue, má absorção do mineral ou dieta inadequada. Entre os fatores de risco estão hemorragias no trato digestivo, fluxo menstrual intenso e distúrbios como a doença celíaca.

O ex-presidente segue sob acompanhamento médico, e os especialistas monitoram o tratamento para corrigir a deficiência e aliviar os sintomas associados à condição.


Para ficar bem-informado, se inscreva em nossos grupos: Telegram WhatsApp.

Apoie o jornalismo independente, para saber quem somos clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com respeito!