sexta-feira, 4 de março de 2022

Brasil concede visto humanitário de 6 meses aos refugiados ucranianos

Refugiados deixando a Ucrânia

O governo federal editou portaria nesta quinta-feira (3), para conceder visto humanitário e autorização de residência aos refugiados da guerra da Ucrânia - sejam cidadãos do país europeu ou apátridas afetados pelo conflito. Os imigrantes beneficiados pelo dispositivo poderão exercer atividade laboral no Brasil.

Assinado pelos ministros Carlos França (Relações Exteriores) e Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), o despacho anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na semana passada determina a concessão de visto de 180 dias aos refugiados e possibilidade de residência temporária para ucranianos e apátridas com prazo de dois anos.

A autorização de residência poderá se tornar definitiva via solicitação feita em até 90 dias anteriores à expiração do benefício e mediante o cumprimento de uma série de critérios, como não ter apresentado registros criminais no Brasil.

A portaria com os critérios de visto e residência tem validade até 31 de agosto. A iniciativa é semelhante ao que o governo brasileiro fez em 2021 com os afegãos.


Para ficar bem informado, se inscreva em nossos grupos: Telegram / WhatsApp.


Ajude o jornalismo independente:

- Seja um apoiador: https://apoia.se/onenoticias

- Contribua através do PIX: 20.374.042/0001-08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com respeito!