O Ministério da Fazenda divulgou nesta sexta-feira (7) que a economia brasileira deve crescer 2,3% em 2025, uma desaceleração em relação aos três anos anteriores, quando o crescimento ficou próximo de 3%. A projeção foi feita pela Secretaria de Política Econômica, que destacou que, apesar da expansão no primeiro trimestre, o ritmo deve perder força ao longo de 2025.
Assine o One Notícias Premium por apenas R$ 4,99 por mês e ajude a manter o jornalismo independente, clique aqui
Segundo a nota técnica, o setor agropecuário será um dos motores do crescimento no início do ano, com alta na casa dos dois dígitos, impulsionado pela colheita recorde de soja. O setor de serviços também deve acelerar, beneficiado pelo reajuste do salário mínimo e pelo aumento das atividades ligadas à agropecuária, como transportes e comércio.
Prazo para defesa prévia de Bolsonaro se encerra nesta quinta
A desaceleração projetada para 2025, no entanto, preocupa. Após um primeiro trimestre com crescimento marginal, a economia deve perder fôlego, refletindo desafios estruturais e a falta de reformas que estimulem a produtividade e a confiança dos investidores. Para analistas, o cenário exige medidas urgentes para evitar que o país perca o ritmo de crescimento alcançado nos últimos anos.
A projeção do governo reforça a necessidade de políticas que promovam a estabilidade fiscal, a redução da burocracia e a melhoria do ambiente de negócios, garantindo uma retomada sustentável e a geração de empregos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário com respeito!